Como vender cursos online de forma lucrativa

Como vender cursos online de forma lucrativa

Nos últimos anos, o mercado de cursos online tem crescido exponencialmente, impulsionado pela popularização do e-learning no Brasil. Cada vez mais pessoas buscam por oportunidades de aprendizado flexíveis e acessíveis, o que torna esse mercado altamente promissor para infoprodutores que desejam vender cursos digitais.

Neste artigo, voltado para quem já vende cursos online, vamos explorar alternativas para quem procura por maneiras para escalar o negócio de forma lucrativa.

O e-learning no Brasil

E-learning, ou ensino online, é uma forma de ensino a distância (EAD) que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade, utilizando a internet como principal meio de comunicação entre alunos e professores. Nesse modelo, os estudantes têm acesso a conteúdos educacionais por meio de plataformas digitais, podendo estudar no seu próprio ritmo e de qualquer lugar.

O e-learning tem se popularizado no Brasil e no mundo devido à sua praticidade e flexibilidade. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o EAD cresceu 474% em uma década no país. Os dados são do recente Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).

Apenas entre 2020 e 2021, o EAD teve um acréscimo de 23% em matrículas. Na rede privada, em 2021, 70% dos estudantes ingressaram por meio de cursos remotos.

O impacto desta transformação vai muito além do meio acadêmico e traz enormes oportunidades para empreendedores que vendem cursos digitais.

Benefícios de vender cursos digitais

Antes de mergulharmos em estratégias para escalar a venda de cursos digitais de forma lucrativa, é importante destacar os benefícios dessa modalidade de negócio. Há uma série de vantagens, tanto para os instrutores quanto para os alunos. Confira:

Flexibilidade

Ao vender cursos digitais, você tem a flexibilidade de criar seu próprio cronograma e trabalhar no seu próprio ritmo. Isso significa que você pode conciliar sua atividade de instrutor com outras responsabilidades e compromissos.

Escalabilidade

Uma vez que o curso está criado, é possível vender para um número ilimitado de alunos sem a necessidade de aumentar os custos de produção. Diferentemente de aulas presenciais, você não fica limitado pelo espaço físico, podendo alcançar um público global e aumentar exponencialmente sua receita.

Baixo custo inicial

Montar um curso digital não requer investimentos significativos. Diferentemente dos cursos presenciais, os cursos online não exigem gastos com infraestrutura física, o que reduz significativamente os custos de produção. Com um computador, um bom microfone e uma plataforma de ensino online, você está pronto para começar a vender seus cursos.

Estratégias de Precificação Inteligente

A escalabilidade do negócio traz a possibilidade de multiplicar de forma exponencial seus resultados. Logo, para explorar este benefício da melhor maneira possível, é indispensável que sua estratégia de precificação esteja adequada, que permita vender seus cursos digitais com boas margens de lucro, mas sem comprometer o volume de vendas.

Uma alternativa estratégica é oferecer diferentes pacotes de cursos com preços variados, para atender às diferentes necessidades e orçamentos dos alunos. Ofereça, por exemplo, pelo menos três opções para a aquisição do seu curso online, sendo a primeira delas com o preço normal. Os outros dois planos, contando com versões melhoradas ou avançadas do curso, podem ser oferecidos a preços mais altos.

Até mesmo a modalidade de “acesso vitalício” pode ser oferecida, por um valor maior, permitindo que os alunos possam acessar as aulas sempre que quiserem, mesmo após a conclusão do curso. Isso aumenta o valor percebido do seu curso e pode levar, inclusive, a recomendações e indicações futuras.

Por fim, vale destacar a importância de realizar pesquisas de mercado para entender quanto seus concorrentes estão cobrando por cursos semelhantes, para públicos-alvo semelhantes, e ajustar seus preços de acordo.

O Poder do Funil de Vendas

Sabemos que um funil de vendas bem estruturado é uma ferramenta poderosa para aumentar as conversões em um negócio de cursos online. O processo leva o cliente desde o primeiro contato com seu curso até a efetivação da compra, passando por diversas etapas como atração, interesse, decisão e ação. E há várias formas de fazer isso.

Aqui no blog, temos um post que compara a estratégia de lançamento e de produto perpétuo. Quer saber qual a melhor maneira de lançar seus cursos digitais? Confira o artigo!

Parcerias Estratégicas

Estabelecer parcerias com influenciadores, outros produtores de cursos, empresas ou instituições relacionadas ao seu nicho pode ser extremamente benéfico. Essas parcerias podem envolver a co-criação de cursos, a promoção mútua entre as bases de clientes, ou mesmo a realização de eventos e webinars em conjunto.

Ao colaborar com parceiros que compartilham do seu público-alvo, você pode alcançar uma nova audiência de forma mais eficaz e construir ainda mais credibilidade através da associação com marcas ou indivíduos respeitados.

Mas para aproveitar todo esse potencial de crescimento, é imprescindível que seu negócio tenha estrutura para atender a demanda de forma eficiente e lucrativa. A seguir, vamos explorar as possibilidades.

Escolha a Plataforma de Vendas de Cursos Correta para o seu negócio

Existem várias opções de plataformas disponíveis para quem deseja vender cursos online, cada uma com suas vantagens e desvantagens. De forma resumida, entre as principais opções estão:

Marketplace de Cursos Online

São plataformas que reúnem diversos cursos de diferentes produtores em um único lugar. Embora ofereçam uma grande visibilidade, costumam cobrar altas taxas de comissão.

Site Próprio para Vender Cursos Online

Ter um site próprio oferece mais controle sobre a marca e a experiência do usuário, mas requer investimento em desenvolvimento e manutenção, bem como em marketing para atrair tráfego.

Plataforma de Cursos Online

Plataformas especializadas em hospedar cursos online oferecem uma boa solução para quem deseja começar a vender cursos digitais. Elas geralmente incluem, além da hospedagem dos conteúdos, recursos que de apoio para estratégias de marketing e processos de venda.

Porém, normalmente a configuração e construção das páginas de vendas ficam a cargo do produtor de conteúdo. Quando o negócio começa a escalar, esse formato pode se tornar demorado e custoso para o empreendedor.

Plataforma própria para vender cursos online é alternativa para quem quer escalar o negócio de forma lucrativa

Desenvolver uma plataforma própria para vender cursos digitais pode sair muito caro. Mas é aí que entra a Entrega Digital, a melhor alternativa para quem deseja escalar seu negócio de cursos online.

Através de uma metodologia única, a Entrega Digital constroi apps nativos (iOS, Android e Web) e personalizados para cada cliente, podendo entregar um projeto incrível, com funcionalidades testadas e validadas, em menos de 60 dias. E tudo isso por um preço bem mais acessível, se comparado a criar uma plataforma do zero.

A solução oferece taxas financeiras vantajosas em relação aos marketplaces e conta, ainda, com inúmeros recursos adicionais que permitem automatizar e escalar a operação, bem como promover um maior engajamento e fidelização de clientes e alunos. Uma verdadeira plataforma de vendas de cursos digitais, personalizada, eficiente e lucrativa.

Com o crescimento contínuo do mercado de e-learning, há muitas oportunidades para os infoprodutores alcançarem sucesso através da venda de cursos digitais. Se você já tem um negócio estabelecido e quer elevar suas margens, agregando valor na entrega dos conteúdos e no relacionamento com seus alunos, fale com um especialista da Entrega Digital. Estamos à disposição no WhatsApp (51) 99150.1114.

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