Estratégia de lançamento ou produto perpétuo? Entenda as diferenças

Estratégia de lançamento ou produto perpétuo? Entenda as diferenças

No mundo dos produtos digitais, a escolha entre uma estratégia de lançamento ou de produto perpétuo pode fazer toda a diferença no resultado das vendas. Cada abordagem tem seus prós e contras e entender as diferenças entre elas é fundamental para tomar decisões informadas.

Neste artigo, vamos explorar o que é um produto perpétuo, as vantagens e desvantagens dessa estratégia, o conceito de lançamento, suas vantagens e desvantagens, e como o lançamento perpétuo se diferencia das demais. Vamos exemplificar cada um desses formatos e, ainda, trazer uma dica que pode ajudar a maximizar o retorno em sua estratégia de marketing digital. Boa leitura!

O que é um produto perpétuo?

Um produto perpétuo, também conhecido como evergreen ou como funil perpétuo, é uma estratégia de marketing que envolve a venda contínua de um produto ou serviço ao longo do tempo, sem fechar o carrinho de compras. Nesse modelo, não há uma data de lançamento específica e o conteúdo ou oferta permanece disponível para os clientes indeterminadamente. Um exemplo clássico de um produto perpétuo é um curso online que pode ser adquirido a qualquer momento.

Quais as vantagens do produto perpétuo?

Receita constante: uma das maiores vantagens do produto perpétuo é a geração constante de receita. Você não depende de lançamentos pontuais para manter seu negócio funcionando.

Automatização: com um produto perpétuo, você pode automatizar grande parte do processo, desde a aquisição de clientes até a entrega do produto. Isso economiza tempo e recursos.

Comodidade para o cliente: os leads podem adquirir seu produto a qualquer momento, o que oferece flexibilidade para atender às necessidades individuais de cada comprador.

Quais as desvantagens do produto perpétuo?

Menor senso de urgência: como não há uma data limite para aquisição do infoproduto, os leads podem procrastinar e adiar a compra, podendo até mesmo desistir da oferta.

Menor impacto emocional: além do senso de urgência, a oferta de lançamentos pode (e deve) despertar emoções nos leads, algo que os produtos perpétuos muitas vezes não conseguem replicar.

Concorrência constante: como o produto está sempre disponível, a concorrência é constante, o que pode exigir maior esforço na aquisição e retenção de clientes.

E o que é um lançamento?

Um lançamento, por outro lado, é uma estratégia que envolve a oferta do infoproduto por tempo determinado, dentro de um prazo estabelecido. Ou seja, um lançamento tem data de abertura e de fechamento do carrinho definidas. Após o fechamento do carrinho, o cliente não pode mais adquirir o produto.

Geralmente, esta estratégia é acompanhada de um grande evento em torno do lançamento e com ações de marketing direcionadas para esse período específico. Um exemplo comum de lançamento é o “Fórmula de Lançamento”, método criado por Jeff Walker que é amplamente utilizado por empreendedores digitais.

As vantagens de realizar um lançamento do seu produto digital

Urgência e emoção: através da utilização de gatilhos mentais de antecipação, escassez, autoridade, reciprocidade, entre outros, os lançamentos tendem a despertar emoções nos leads, levando-os a agirem mais rapidamente.

Agrupamento de recursos: durante um lançamento, você pode oferecer bônus exclusivos, descontos e pacotes especiais que incentivam as compras.

Criação de comunidade: os lançamentos muitas vezes reúnem uma comunidade em torno do produto, criando um senso de pertencimento e engajamento. O senso de pertencimento, inclusive, é mais um dos gatilhos mentais explorados frequentemente neste tipo de estratégia.

As desvantagens do lançamento

Pressão e estresse: a preparação e execução de um lançamento podem ser intensas e estressantes e a pressão para atingir metas pode ser avassaladora.

Dependência de datas específicas: a estratégia de lançamento depende de datas específicas, o que pode ser limitante em termos de flexibilidade.

Ciclos de receita desiguais: como a receita é gerada em grandes picos durante os lançamentos, pode haver ciclos de receita desiguais ao longo do ano.

Há, ainda, o lançamento perpétuo

Apesar de ter um nome semelhante ao produto perpétuo, é importante ressaltar que são duas coisas diferentes. O lançamento perpétuo combina elementos de ambos os modelos. Nesse caso, você realiza lançamentos recorrentes ao longo do ano, mas o produto ou serviço permanece disponível de forma contínua, sem fechamento do carrinho de compras.

Isso significa que você mantém o aspecto emocional dos lançamentos, podendo até mesmo explorar o senso de urgência através de ofertas com tempo limitado, mas oferece ao lead a conveniência de acesso contínuo ao produto.

Entenda a diferença entre lançamento, produto perpétuo e lançamento perpétuo em exemplos práticos

Para ilustrar as diferenças entre essas estratégias, trouxemos alguns exemplos:

Produto perpétuo

Imagine que você possui um livro digital sobre produtividade. Os clientes podem comprá-lo a qualquer momento e você mantém um fluxo constante de vendas ao longo do ano.

Lançamento

Você está lançando um curso online sobre fotografia para redes sociais. Você anuncia a data de lançamento com antecedência, divulga pequenas amostras do conteúdo do curso, gera expectativa, oferece bônus exclusivos para quem comprar durante o período do lançamento e cria uma atmosfera de urgência.

Lançamento perpétuo

Você tem um aplicativo de rotinas de exercícios para emagrecimento. Embora os clientes possam comprá-lo a qualquer momento, você realiza lançamentos trimestrais com atualizações e bônus exclusivos para incentivar as vendas durante esses períodos.

Maximize seu retorno com aplicativos próprios para venda e entrega de conteúdo

Independente da estratégia que você escolher, ter aplicativos próprios para venda e entrega de conteúdo pode ser um diferencial crucial. Com um aplicativo próprio você pode:

Ter total controle do conteúdo: um app próprio dá a você controle total do conteúdo dos seus produtos digitais, sejam eles cursos, vídeos, áudios, questionários, PDFs ou, até mesmo, HTML.

Versatilidade: venda produtos separados, assinaturas do conteúdo completo ou agrupe produtos e faça assinaturas parciais. Você tem controle total do seu modelo de negócio.

Escalabilidade: um aplicativo próprio permite escalar seu negócio de acordo com o crescimento, adaptando-se a mudanças e necessidades específicas.

Visual personalizável: você pode personalizar seu app com para refletir a identidade da sua marca ou produto, o que é essencial para construir a confiança dos clientes.

Saiba mais: Aplicativo próprio é vantajoso para produtores de conteúdo digital?

Estes são apenas alguns dos benefícios de ter um aplicativo próprio para empreender com produtos digitais. Desenvolver um aplicativo próprio do zero, porém, pode sair muito caro. Mas é aí que entra a Entrega Digital.

Independente da estratégia escolhida para vender seus infoprodutos, seja através de lançamentos, produtos perpétuos ou lançamentos perpétuos, a Entrega Digital é uma plataforma inovadora que oferece uma solução completa, e personalizada, para você ter seu próprio app de venda e entrega de conteúdos digitais.

Nosso backend é único, mas os apps nativos (iOS, Android e Web) são desenvolvidos como um projeto diferente para cada cliente. Tudo isso por um preço bem mais acessível, se comparado a criar uma plataforma do zero, permitindo que você maximize o retorno do seu empreendimento digital.

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